TERAPIA ENTERAL

Informações, indicação e cuidados.

O corpo precisa de nutrientes para se manter funcionando e saudável. Por isso, tantos profissionais de saúde enfatizam a importância de uma alimentação balanceada. Em casos em que essa nutrição se torna deficiente, um método alternativo precisa ser adotado, como ocorre na nutrição enteral.

Esse tipo de terapêutica pode fazer uma grande diferença para pessoas que estão com problemas mais sérios de nutrição. E, naturalmente, requer um entendimento amplo sobre suas aplicações e  sobre os materiais a serem utilizados nesse processo.

Acompanhe e entenda melhor como funciona a terapia enteral e qual a sua importância.

Como funciona?

Quando um paciente tem limitações que o impedem de se alimentar ou de absorver os nutrientes, é necessário usar outros métodos para suprir as necessidades do seu organismo. A terapia enteral é uma dessas alternativas.

Uma sonda é passada por via oral ou nasal no paciente até a porção final do estômago, e uma ingestão controlada de nutrientes e calorias é administrada por essa sonda, onde é devidamente absorvida.

Este é um dos métodos mais seguros e eficazes para suprir as necessidades nutricionais de pacientes impossibilitados de se alimentarem por conta própria.

Existem três métodos principais de aplicação da terapia enteral. Veja abaixo.

Contínuo

Feito com uma bomba de infusão de forma constante, em tempo pré-programado por um nutrólogo ou nutricionista, com pausas para hidratação e descanso.

Em bolus

Feita com quantidades menores, em intervalos de acordo com a necessidade física do paciente, sempre com pausas para hidratação e higienização da sonda.

Intermitente

Administrada com um equipo gravitacional, de tempos em tempos, controlada por um profissional de saúde ou cuidador.  É similar ao método de em bolus, mas é necessário mais tempo para fazer uma administração completa.

Indicações da terapia enteral

1- Pacientes com dificuldade de nutrição

Não faltam exemplos de doenças ou condições físicas que tornam o processo de nutrição mais difícil. Seja devido à dificuldade no processo de alimentação, ou na absorção dos nutrientes ao longo do sistema digestivo. Com a aplicação da mistura nutritiva diretamente no estômago ou no intestino do paciente, é possível absorver tudo com mais facilidade, o que pode ser suficiente para muitos.

2- Alimentação via oral impossibilitada

Há também casos em que a alimentação não é possível de um ponto de vista físico. É o caso, por exemplo, de pacientes com alterações físicas ou em coma, que não podem ingerir alimentos por via oral. Nesses casos, a terapia enteral é a melhora alternativa, pois não exige qualquer ação por parte do paciente.

3- Recuperação de cirurgias

Procedimentos cirúrgicos mais invasivos, especialmente aqueles diretamente nos órgãos internos, tendem a dificultar várias funções simples do corpo, o que pode incluir também a alimentação. Esse método ajuda a manter um bom nível nutricional sem esforço da parte do paciente. E se a recuperação for rápida, logo ele pode voltar a ingerir comida sólida.

4- Paciente em estado crítico

Também há casos de pacientes que, seja devido a acidentes ou doenças, precisam urgentemente de nutrientes e não podem ingeri-los normalmente. Nesses casos, a terapia enteral uma possível alternativa para fazer sua nutrição e minimizar o impacto desse estado crítico.

 

Quais dispositivos são usados na terapia enteral?

Geralmente, o paciente permanecerá com uma sonda nasoenteral ou de gastrostomia. Um equipo fará a interligação entre o frasco de dieta e a sonda; alguns adaptadores podem ser necessários, dependendo do fabricante da dieta ou da sonda, e uma bomba de infusão vai garantir a entrega da quantidade e volume adequado.

Cuidados gerais

Para garantir que esse equipamento seja bem utilizado e para facilitar o processo da terapia enteral, é importante tomar alguns cuidados.

Durante a Infusão

A primeira questão a ser levada em conta é o volume que será infundido na terapia e, para isso, as indicações de equipos e bomba são cruciais para uma boa terapêutica. Existem alguns modelos de sonda no mercado que possuem encaixe escalonado, já outras são do modelo Enplus. É importante prestar atenção para o correto uso do equipo de um modelo que atenda essa adaptação e encaixe.

Limpeza

A correta limpeza da sonda precisa ser feita diariamente para evitar acúmulos de dieta;  por conta da densidade, muitas dietas podem ficar presas à parede do tubo e levar a obstrução, sendo necessária a passagem de uma nova sonda.

Padronização de cor

Para facilitar sua utilização em diferentes clínicas e hospitais, os dispositivos usados na terapia enteral seguem alguns padrões. O principal deles é o uso da cor lilás. Dessa forma, é sempre possível identificar com facilidade todos os equipamentos usados e seu propósito, evitando erros de infusão.

Agora, você entende melhor o que é a terapia enteral de nutrição e a importância dos materiais utilizados nesse processo. Apenas lembre-se de tomar o cuidado necessário com o equipamento para garantir o melhor tratamento para o paciente.

Precisa de mais informações?

Dúvidas? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe nossa equipe especializada fornecer as respostas e soluções que você precisa.

Newsletter

Cadastre nossa newsletter para receber informações de atualização, novidades e novos produtos.
Copyright © 2024 Samtronic Indústria e Comércio Ltda.